9 livros incríveis para aproveitar os descontos da Festa do Livro da USP 2021

13/11/2021
A Festa do Livro da USP 2021 está quase no fim, mas ainda dá tempo de participar! Você já fez sua lista? São tantas opções de livros infantis incríveis que, às vezes, fica até difícil saber quais levar para a estante, não é?

Festa do Livro da USP 2021Sim, ainda dá tempo de aproveitar muito a Festa do Livro da USP 2021. Imagem: O lugar do meu amigo, de Marcia Cristina Silva, com ilustrações de Catarina Bessel

Escolher livros para a infância realmente não é uma tarefa fácil, embora seja uma delícia! ;-) Sempre damos dicas aqui no Blog da Brinque sobre o tema, como por exemplo:
  • Observe as crianças e suas preferências: do que seus filhos gostam? O que você lê que faz os olhos deles brilharem?
  • Observe as suas preferências: que livros infantis tocam você? Quais te emocionam? Quais te fazem rir e rir sem parar?
  • Não tenha pressa de escolher! Saboreie a procura ;-)
Se quiser mais dicas, vale ler também o post abaixo: https://blog.brinquebook.com.br/ler-ler/dicas-escolher-livros-para-filhos/ Mas, além das dicas para você refinar cada vez mais seus critérios de escolha, também fizemos a nossa própria lista de livros incríveis que estão com 50% de desconto da Festa do Livro da USP 2021, essa que compartilhamos com você abaixo. Trouxemos obras para leitores de diversas faixas etárias, dos bebês aos pré-adolescentes, e também de gêneros diferentes.

Festa do Livro da USP # 1

Para os pequenos leitores

--- Confira nossa seleção de obras com 50% de desconto para a faixa etária até 7 anos, isto é, desde os leitores iniciantes até os que estão ganhando autonomia leitora:

1) Quem sou euu

Autor e ilustrador: Philip Bunting Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Ciências biológicas / Relações / Percepção de si Faixa Etária: A partir de 5 anos (leitura compartilhada) ou 7 anos (leitura independente) Você sabe quem éé Será que você é o lugar onde nasceuu Ou será que você é seu corpoo Você é seu nomee Você é seu gêneroo E seus pensamentos e sentimentoss É isso que você éé Este livro divertido do best-seller Philip Bunting - autor do sucesso Como eu cheguei aquii - nos convida a refletir sobre quem somos de verdade. Com uma linguagem acessível e as ilustrações tão irreverentes e peculiares do ilustrador, o livro mostra que há muito mais em nós do que os rótulos, hábitos, cultura e mesmo do que nossa biologia. Assim, nos leva a compreender que somos todos iguais, apesar de diferentes, e partes do mesmo todo. Uma jornada impressionante por tudo aquilo que nos compõe, mas que não nos define. Quem você escolhe serr
  • Indicado na Folhinha:
A Folhinha, coluna infantil do jornal paulista Folha de S. Paulo, resenhou o livro, destacando exatamente o tema da construção da identidade, que interessa muito às crianças na faixa etária entre os 3 e 6 anos.

///

Festa do Livro da USP 2) Zeca conhece Nina

Autor e Ilustrador: Robert Starling Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Relações familiares / Nascimento de irmã / Amizade / Sentimentos / Emoções Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou a partir de 6 anos (leitura independente)
A chegada de um irmão ou de uma irmã é sempre um período de adaptação para família, especialmente para as crianças. Como o filho, antes único, vai se transformar em irmão mais velhoo Será que os pais vão deixar de amá-loo Amor, afinal, se divide ou se multiplicaa Pois é justamente sobre esse tema que se debruça este novo livro de Robert Starling (autor e ilustrador do best-seller Zeca Zangado e de A Superpreguiça!). Nesta história, Zeca está feliz e tranquilo com seus pais, curtindo passeios e aventuras. Até que um ovo chega em sua casa. O que será que tem dentro delee Então, Zeca conhece Nina, sua irmã mais nova. Primeiro, ele se sente furioso, porque ninguém mais tem tempo para ele. Cadê os passeios agoraa Depois, ele fica com ciúmes, com raiva e triste. Mas não conta os sentimentos a ninguém. Será que Zeca vai conseguir expressar também o imenso amor que já sente pela irmãã
  • Falando do que sentem:
Este livro, que já foi indicado na newsletter MaterNews, inspirou uma conversa com a especialista Danielle Rossini sobre a relação entre irmãos. O conflito não só é normal como pode ser até desejável, como uma oportunidade. Já pensou nissoo Vale ler o post: https://blog.brinquebook.com.br/5-dicas-de/irmaos-sem-medo-conflito/

///

3) Rosa e Rafa

Autor e ilustrador: Marie-Louise Gay Temas: Relacionamento Familiar / Criatividade / Imaginação / Cotidiano Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente) Rosa e Rafa saao geemeos parecidos. Muito parecidos. Desenhar, por exemplo, ee uma coisa que os dois adoram. Mas, quando o assunto ee desenho, algumas diferenccas comeccam a aparecer. Rosa ee desenhista ootima de flores, borboletas, laranjeiras. Jaa Rafa acha que suas flores parecem panquecas, e suas lagartas saao iguais a meias listradas... Rosa diz: "Desenhe o que vocee quiser". Exatamente o que Rafa faz! Soo que ele prefere elefantes ferozes, ursos, tubarooes. O que pode acontecerr As repeticcooes narrativas e as ilustraccooes expressivas da premiada Marie-Louise Gay nos daao a resposta e nos conduzem pela forcca e pela poteencia da imaginaccaao e do brincar das crianccas. Conheça aqui outros livros da premiada autora de Rosa e Rafa e das séries EstelaMarcos.
  • Indicado pela revista Crescer
Rosa e Rafa abre um texto indicando livros sobre imaginação, publicado pela revista Crescer.

///

4) De repente

Autor e ilustrador: Chris Naylor-Ballesteros Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Amizade / Coragem / Transformação Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente) O besouro tinha uma amiga. Ela chegou, de repente, e se instalou com ele no alto do rochedo. Lá, todos os dias, eles faziam um piquenique e, ao entardecer, observavam a lua. A amiga, porém, sumiu - de repente. O besouro procurou, procurou, procurou até que, do alto do rochedo, de repente, pensou ter avistado a amiga do outro lado da floresta. Partiu, então, em uma jornada arriscada para encontrá-la. Mas será que é mesmo elaa Usando com maestria apenas o preto e o vermelho nas ilustrações, essa delicada fábula combina duas narrativas, a textual e a visual, para contar uma história de amizade cheia de nuances e camadas de leituras.
  • Indicado pelas revistas CrescerQuatro Cinco Um
Essa obra linda e tocante, que explora o melhor das possibilidades do livro álbum, foi indicado tanto pela revista Crescer quanto pela especializada Quatro Cinco Um (abaixo).

///

5) Dumazi e o grande leão amarelo

Autor: Valanga Khoza Ilustrador: Matt Ottley Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Geografia / História / Cultura / Música / Zulu Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) ou 7 anos (leitura independente) Dumazi, uma menina zulu, foi ao poço levando seu grande cântaro vazio. Queria enchê-lo de água. Chegando lá, deparou-se com um enorme leão amarelo, preso numa armadilha, pedindo ajuda. Compadecida, ela solta o grande animal, mas impõe uma condição: mesmo que ele esteja com fome, precisa poupá-la. O leão aceita. Será que ele vai cumprir a promessaa Para proteger-se, Dumazi terá de contar com a ajuda de outros animais. Uma história surpreendente sobre o embate entre o mais forte e o mais esperto.
  • Indicado pela revista Crescer
A obra, que narra uma história de tradição oral do povo Zulu, foi indicada pela especialista Cris Rogério na edição de novembro da Crescer.

///

6) A pequena Lana

Autora / Ilustradora: Silvana Rando Temas: Amizade / Letra bastão Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) / a partir de 6 anos (leitura independente) Inspirado em uma história real, essa obra nos apresenta Lana, uma garotinha pouco maior que uma lata de ervilha, mas que, às vezes, fica do tamanho de um gigante. Ou então pequenininha como um tatu-bolinha. Ela é boa em cuidar de seus pacientes, em fazer bolos de mentirinha e em salvar o planeta. Mas parece que sempre falta alguma coisa. Todas as noites, Lana pede um amigo, alguém que lhe faça companhia para ela não ser tão sozinha. Um dia, depois de um enorme buuuum!, a cerca vem abaixo, revelando que seu desejo estava a uma casa de distância. Com a irreverência e as cores de Silvana Rando, vamos acompanhando a amizade entre Lana e Nico. Até que... um novo muro surge no quintal.
  • Na newsletter da Quatro Cinco Um
Rebentos, newsletter mensal da revista Quatro Cinco Um especializada em livros para a infância, publicou uma coluna Esboço sobre A pequena Lana:

///

Festa do Livro da USP 2021 # 2

Para os leitores independentes

--- 7) Procura-se o curupira

Autor: Alexandre de Castro Gomes Ilustradora: Cris Alhadeff Temas: Folclore / Suspense / Humor / Dia do Folclore (22 de Agosto) Faixa Etária: A partir de 8 anos A corajosa detetive Billy e seu parceiro, Honaldo - com agá -, precisam desvendar o sumiço do menino Romãozinho. As primeiras pistas indicam que a criança pode ter sido levada pelo Curupira selva adentro. Conforme a equipe de investigadores - liderada pelo delegado Joaquim de Jeremias, que já investigou o assassinato do Saci Perereira - avança nas descobertas, outros suspeitos se somam ao caso: Maria Caninana, Comadre Fulozinha, Pé de Garrafa e até um lobisomem! Essa nova narrativa de mistério se passa depois da história do livro Quem matou o Sacic. Alexandre de Castro Gomes conta novamente com as ilustrações de Cris Alhadeff e com o mesmo formato e projeto gráfico - com todas as "pastas" e "fichas criminais" tão conhecidas - para nos guiar por uma história instigante, que reúne uma série de personagens lendários do folclore.

///

8) As aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança

Autor: Miguel de Cervantes Adaptação: Luciana Sandroni Faixa Etária: A partir de 8 anos (leitura independente) O fidalgo Alonso Quixano já tinha seus cinquenta anos, era alto, forte, magro e madrugador. Possuía uma fazenda em Mancha, na Espanha, mas a estância ia de mal a pior, porque o nobre não tinha nenhuma disposição para trabalhar nela. Tudo o que ele queria era ler novelas antigas de cavalaria, ocupação a que se dedicava sem parar - com muita paixão. Um dia, imaginou que podia ser ele mesmo um cavaleiro andante: "Sairei pelo mundo para proteger os fracos e oprimidos! Ah, nesse mundo há tantas injustiças por desfazer!" Assim, Quixano se transforma em Dom Quixote e deixa sua casa em busca de aventuras, mesmo onde elas não existem. Luciana Sandroni adapta este que é considerado o primeiro romance moderno. Engraçado, irreverente e tocante, apresenta ao jovem leitor, com projeto gráfico e ilustrações de Ana Matsusaki, esse personagem icônico, "quixotesco", que se tornou sinônimo dos que lutam por um ideal, mesmo que inalcançável.
  • Indicado no jornal Estado de Minas
Paulo Nogueira, especializado em literatura, publicou uma resenha muito elogiosa do livro no caderno de cultura do jornal Estado de Minas (imagem abaixo).

9) Salvos por um fio

Autora / Ilustradora: Silvana Rando Temas: Histórias orais / Folclore / Tradição popular / Natureza / Preservação / Proteção ambiental Faixa Etária: A partir de 8 anos Eric estava indo passar uma parte das férias pela primeira vez na casa da avó Ana. Ele sempre teve vontade de ficar por lá, mas o pai era cheio de mistérios sobre o sítio. Ainda na estrada, Eric começou a entender por quê. Para começar, pouco antes de chegar na casa de dona Ana, um gato preto, de olhos de fogo, mandou um "tchauzinho" para o menino. À noite, um uivo sinistro cortou o ar. E, no dia seguinte, a vizinha, Yandra, arrastou Eric para o meio da mata cheia de perigos naturais e sobrenaturais. E esse foi só o começo. Será que Eric vai dar conta de toda essa aventurar E, afinal, o gato Tatá acenou ou nãoã Um romance cheio de mistérios para o jovem leitor, inspirado nas memórias da autora, a premiada Silvana Rando.

///

E vocêg Conte para a gente as obras que também colocou na sua lista! -- post editado em 14/11, às 12h50
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog